Amar é ato de bravura

Foto por cottonbro em Pexels.com

Apaixonar-se e escolher vivenciar o sentimento é um ato de bravura. Entregar-se ao outro sem reservas, empenhando-se em garantir a felicidade e o bem-estar do parceiro, porém sem se desviar de si mesmo, é o maior perigo que enfrentaremos nessa operação de desbravamento que é amar.

Você certamente conhece alguém que, irrefletidamente, abriu mão de sonhos e convicções, e distanciou-se de amigos e familiares em prol de um relacionamento que não foi além de gerar sofrimento e anulação. Quando incorremos em tamanho erro, nos resta a angústia por não termos mais estradas seguras pelas quais seguir em frente.

Nessa perspectiva, seria injusto culpar o antigo companheiro ou companheira por nos ter roubado aquilo que renegamos voluntariamente: a essência da nossa identidade, o elemento intangível que nos diferencia e faz alguém sentir que vale a penar continuar do nosso lado.

Amar exige humildade para que saibamos a importância do respeito, e coragem para demarcar fronteiras que o outro jamais deverá ultrapassar, por mais intenso e verdadeiro que seja o sentimento existente entre ambos. Sem manter as respectivas individualidades, qualquer relacionamento terá o fracasso como único horizonte possível.

Sonhar em ser atingido por esse sentimento que nos tire da rotina e pincele a vida com novos tons é comum a quase todos nós, mas isso não deve suprimir o impulso natural em preservar a nossa liberdade. Submeter-se ao egocentrismo alheio, característica marcante em relacionamentos abusivos, é abandonar o livre exercício de quem somos e tornar vã a nossa existência.

O mais importante é amar a si mesmo, “to be young and in love”.

Crônica publicada originalmente no site bnews.com.br, em 06 de maio de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s